PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 31165 > OPERACIONAL MAIS DE 90 MIL LITROS DE áGUA Já FORAM LANçADOS PELA FAB NA CHAPADA DOS VEADEIROS

OPERACIONAL

Mais de 90 mil litros de água já foram lançados pela FAB na Chapada dos Veadeiros

Publicado: 2017-10-27 10:34:30
Nesta sexta o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza avaliação do local

Desde o primeiro dia de operação no combate ao incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros (GO), a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou 96 mil litros de água em oito saídas realizadas com uma aeronave C-130 Hércules. Até agora, já foram realizadas 13h20min de voo para auxiliar na extinção dos focos.

Nesta sexta-feira (27), quarto dia de operação da FAB, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai realizar uma avaliação da área. "Eles vão avaliar a área em que atuamos até ontem (quinta-feira). Ao término dessa análise, vamos receber deles as necessidades para planejar e acionar as próximas missões", explica o Oficial de Ligação da operação, Coronel Aviador Giancarlo França Apuzzo.

Na quinta-feira (26), foram realizadas três saídas, a primeira às 7 horas da manhã, e a última ao meio-dia. A cada saída, que leva cerca de 1h30min de voo, são realizados dois lançamentos, com 6 mil litros cada e que conseguem cobrir uma extensão de 500 metros.

O C-130 Hércules, do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), possui um sistema chamado MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System. O equipamento é composto por cinco tanques de água, dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião e pode levar até 12 mil litros de água.

Duas tripulações e uma equipe de solo – totalizando 26 militares - estão engajados na operação. Duas piscinas de 22 mil litros de água ficam cheias para que o reabastecimento da aeronave aconteça o mais rápido possível.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER